terça-feira, 20 de julho de 2010

8 Poeiras Espirituais

Poeira espiritual é uma alegoria de atitudes contrárias à vontade de Deus-Parens, é o mal uso espiritual.
Deus-Parens comparou essas atitudes ruins com poeiras, pois as poeiras são leves e miúdas que podemos tirar facilmente com um sopro. Mas mesmo que sejam imperceptíveis, acumulam-se facilmente, e se nos descuidarmos podem acumular chegando ser difícil limpá-las.
E os sentimentos ruins também são assim.

Os corpos humanos são coisas tomadas emprestada de Deus-Parens, e somente o espírito é um bem próprio. A começar pelo corpo, tudo o que acontece ao nosso redor são providências concedidas de acordo com o espírito de cada um.
Os usos espirituais centralizados em si que não condizem com a inteçào de Deus-Parens são citados como "poeira". Mesmo os usos espirituais considerados pequenas "poeiras", se ficarem acumulados, ao final deixaremos de receber a plena providência. Então, usando os ensinamentos de Deus-Parens como vassoura, devemos trabalhar incessantemente na limpeza do espírito, e também cuidar para não deixar as outras pessoas acumularem poeiras.  Como referência para fazer a limpeza do espírito foram ensinadas as "oito poeiras", sendo elas:


Mesquinhez (oshii)
É relutar em ceder esforço espiritual ou físico; é relutar em pagar impostos ou aquilo que deve ser pago; é faltar ao dever que lhe compete ou pode cumprir em benefício do mundo, do Caminho ou dos próximos; é relutar em devolver o que tomou emprestado; é desejar levar vida cômoda deixando as duras tarefas para os outros. Todos esses usos espirituais que não estão de acordo com a razão divina, que relutam em ceder esforço espiritual e físico, são a poeira da mesquinhez.

Cobiça (hoshii)
É desejar dinheiro sem dedicar-se e sem trabalhar; é querer vestir roupas boas ou comer coisas não condizentes com a própria situação; é o espírito de desejar ainda mais embora já tenha o bastante. É de suma importância estabelecer o espírito de satisfação sincera, seja em que for.

Ódio (nikui)
É julgar mal e detestar aqueles que aconselham para o nosso bem; é odiar, falar mal pela costas, ou ridicularizar outras pessoas sem motivo, apenas por não simpatizar ou não tolerá-las. Ainda, pessoas próximas como marido e mulher, pais e filhos, discutirem devido a caprichos pessoais também é considerado poeira.

Amor próprio (kawaii)
É o espírito que não se importa com os outros desde que tudo esteja bem consigo mesmo. Mimar e ser conivente com os próprios filhos, deixando-os ter insatisfação por comidas e vestimentas, não educar naquilo que deve ser educado, não advertir sobre as más condutas, deixando-os fazer tudo o que quiserem não é correto. Ainda, falar mal dos outros em benefício próprio também é poeira. Se tem tanto amor por si e pelos filhos, deve pensar nos outros e amar os filhos dos outros também.

Rancor (urami)
É sentir ressentimento das pessoas por acreditar que foi humilhado, foi impedido de realizar a sua aspiração ou foi alvo de más referências. Sentir rancor dos outros, sem considerar a própria falta de inteligência, força ou merecimento é considerado poeira. Antes de ter rancor dos outros, é importante refletir sobre si mesmo.

Raiva (haradati)
Ocorre devido ao egoísmo por não conseguir purificar o espírito. Sente-se raiva dizendo que alguém falou mal de si ou que alguém fez algo contra si porque se quer impor o próprio pensamento, sem ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. É aconselhável, a partir de agora, que respeite a razão celeste e deixe de sentir raiva. A impaciência e o descontrole emocional faz perder as virtudes e podem abreviar a própria vida.

Ambição (yoku)
É o espírito ávido de querer ter mais que os outros, de tomar para si o quanto for possível. É enganar no peso e na medida tapeando os outros, tomar para si o que é dos outros ou ter lucro desmedido. Tomar para si toda e qualquer coisa sem dar devido valor é ambição profunda. Ainda, perder-se por sexo também é ambição.

Orgulho (kouman)
É ser presunçoso, vangloriar-se ou gabar-se. É utilizar o poder financeiro ou a posição social para subjugar e humilhar as outras pessoas. Ainda, é lisonjear os superiores e maltratar os subordinados, é orgulhar-se da própria inteligência, subjugando as pessoas, é fingir saber aquilo que não sabe e ficar procurando somente a falha dos outros. Tudo isso é a poeira do orgulho.

Além das 8 poeiras, Deus não gosta da mentira e da lisonja.

Mentira (usso)
Para que a própria situação não piore, engana nas suas ações, e para fugir dessa situação, culpa os outros pelos próprios erros.

Lisonja (tsuisho)
Diz palavras de elogio que não possui no espírito, bajula as pessoas conduzindo as situações sempre em benefício próprio.


Qualquer um se identifica com essas situações. É normal o ser humano acumular poeiras. Mas o importante é que tenhamos consciência de que temos essas poeiras e refletirmos sobre como podemos melhorar. O acúmulo dessas poeiras em nosso espírito pode resultar em doenças no corpo e/ou infortúnios na vida. E a Tenrikyo ensina que o otsutome (serviço sagrado) serve para limpar essas poeiras.

Na Tenrikyo, as enfermidades e os problemas são orientações de Deus para que possamos perceber e reformar nossos erros espirituais.

4 comentários:

  1. Poxa...que ideia boa! Os únicos sites que explanam os ensinamentos são o do Jornal Tenri, do Dendotyo e o Blog de Oyasato. São poucos lugares onde as pessoas podem ter acesso ao conteúdo da Doutrina! Boa ideia! Piraaa Piraaa! huahuahuuha...

    - Andrei Sakai -

    ResponderExcluir
  2. Obrigado gostei muito do Blog quero aprender muito sobre essa religião ela fala também da criação do iniverso ?
    Bem parabéns pelo Blog
    Trabalho excelente

    ResponderExcluir

Para comentar, clique em selecionar perfil... e selecione por onde comentará. Caso não tenha conta em nenhum dos sites, selecione Nome/URL, preenchendo com seu nome e sua URL (site, orkut, facebook, etc).